quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Música da Semana

Uma grande música de Lenny Kravitz... "Dancin Till Dawn".

The way she moves
Really talks to me
I'm going out of my mind
'Cause the way that she winds
Is truly divine

She takes her time
As she approaches me
Then she gives me the sign
As she moves her behind
That only God would design

Like a bullet from a gun
The DJ makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor
She keeps me dancin' til dawn

The lights are low
She likes to dance for me
It's making me high
'Cause the look in her eye
Is hot as July
Hey

The night is young
Gold bar's the place to be
The music is right
Cause the dj is tight
Zappa into Barry White, yeah

Like a bullet from a gun
The DJ makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor
She keeps me dancin' til dawn

Like a bullet from a gun
The DJ makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor
She keeps me dancin' til dawn

Like a bullet from a gun
The dj makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor
She keeps me dancin' til dawn

Like a bullet from a gun
The dj makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor
She keeps me dancing til dawn

Like a bullet from a gun
The DJ makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor
She keeps me dancing til dawn
She keeps me dancing

Like a bullet from a gun
The dj makes a run
When she feels a beat my baby
I can't get her off the floor

She keeps me dancing til dawn

Dolce far niente (2)

Estar de férias tem a sua filosofia. É uma arte que nem todos dominam. Quem diz que nas férias é para dormir até tarde, engana-se. Ou melhor, está metade certo. Deve-se dormir até tarde q.b, talvez os dois primeiros dias de férias. Isto porque se passamos quase metade do dia a dormir, como gozamos os dias em que não temos que cumprir as nossas obrigações diárias? Comecei a levantar-me ao 12h, agora já ando com uma média de 10h30m/11 horas. E é para manter.
A tarde, dedico-a a pôr ordem ao meu arquivo de filmes que tenho para ver, alguns deles à meses. Nesse campo, a média está a ser de seis filmes em apenas dois dias, embora um deles eu já tivesses visto uma grande parte.
Vivam as férias, vivam os momentos de lazer. E é bom saber que recomeço as aulas apenas a dia 8 de Fevereiro e que, pouco tempo depois, haverá mais 15 dias para gozar da Páscoa. Peço desculpa pela pirraça que este post possa causar aos mais "sensíveis".

Dolce far niente (1)

Muitas foram as vezes em que usei o blog para expressar o meu descontentamento com determinadas situações vividas na faculdade. A verdade é que nem tudo é - nem o deve ser - negativo.
Entrei já na minha segunda semana de férias intercalares, dedicadas especialmente a quem tem de fazer exames. Ao longo destes dias, as notas foram saíndo, e apesar de haver um ou outro valor aqui e ali que ficou no bolso do professor vá-se lá saber porquê, fiquei satisfeito com os resultados obtidos. Nestes mesmos dias de "não-faz-nenhum", vou encarando os tempos que se avizinham. Com a chegada do 2º semestre, anima-me pensar que vou ter o tão aguardado estágio. Quanto mais não seja, a aprender a mudar fraldas em série. Fico igualmente contente, porque significa que falta pouco para terminar a primeira metade do curso.
Ah, e é verdade: ser sincero e frontal por vezes tem as suas consequências. A professora de Fonologia (aquela com quem discuti bastante as nossas diferentes perspectivas) deu-me um 12 no final, não correspondente com o que realmente merecia. Estatutos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Yes, We Can!

Quase dois anos depois de se candidatar publicamente a presidente dos EUA, eis que Barack Obama recebeu o testemunho do agora seu antecessor George W. Bush, que deixará saudades a pouca ou nenhuma gente. Não vai ser difícil fazer esquecer o trabalho (qual trabalho?!) realizado por esse presidente. Ontem à noite tive a oportunidade de assistir na Rtp2, a uma biografia que relatava o percurso pessoal e político daquele que será doravante, um dos homens mais poderosos do mundo. De facto, acredito que não será apenas por ser o primeiro presidente negro da história dos EUA que vai dar nas vistas. Barack Obama é dono de um discurso tão fluente, tão directo e ao mesmo tempo tão vibrante, que consegue cativar até os mais descrentes. Eu diria até que ele é como se fosse o Mourinho da política, embora sem a enorme arrogância e prepotência das quais este último usa e abusa. Muito sinceramente, acredito que esse país está agora em boas mãos, mãos essas de um bom homem que conhece bem o que é ter esperança e respeito.
Não sei se repararam, mas Barack Obama é claramente afecto ao Benfica. Quando um homem tem uma ocasião especial, em que precisa de vestir o seu melhor fato, pôe sempre a sua gravata preferida. Viram de que cor era a gravata que Obama usou na tomada de posse?

Música da Semana

A música desta semana representa o regresso dos Coldplay às minhas escolhas musicais, desta feita com "Lost", depois do sucesso alcançado no ano passado com "Violet Hill" e "Viva La Vida". Uma demonstração do excelente trabalho que este grupo tem vindo a desenvolver no mundo da música, para gáudio dos seus fãs. Atentem bem ao primeiro verso da música, o que para mim consiste numa verdade absoluta e inegável: "Just because I'm losing, doesn't mean I'm lost." (em português, qualquer coisa como: lá porque estou a perder, isso não significa que esteja perdido.)

Just because I'm losing
Doesn't mean I'm lost
Doesn't mean I'll stop
Doesn't mean I'm across

Just because I'm hurting
Doesn't mean I'm hurt
Doesn't mean I didn't get what I deserved
No better and no worse

I just got lost!
Every river that I tried to cross
Every door I ever tried was locked
Ohhh and I'm just waiting 'til the shine wears off

You might be a big fish
In a little pond
Doesn't mean you've won
'Cause along may come
A bigger one

And you'll be lost!
Every river that you tried to cross
Every gun you ever held went off
Ohhh and I'm just waiting until the firing's stopped
Ohhh and I'm just waiting 'til the shine wears off

Ohhh and I'm just waiting 'til the shine wears off
Ohhh and I'm just waiting 'til the shine wears off

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Inovar

Novo look do blog para este 2009. Quer dizer, semi-novo porque em relação ao anterior a diferença é basicamente só ao nível das cores, o formato é o mesmo. Já andava um bocado enjoado daquele verde relva, então decidi inovar. Outras mudanças se verificaram. A música de fundo desapareceu para já, (esta é por vocês, fiéis seguidoras Carla e Susana), e agora há um conteúdo onde podem identificar-se como seguidores do meu blog. Por outro lado, mantém-se a mariquice do contador que regista as visitas ao blog que conta já com cerca de 370 visitantes. À boa maneira daqueles sites das grandes empresas, declaro o objectivo pessoal de atingir no fim deste ano as mil visitas. Note-se que quando criei este contador, tive a preocupação de as minhas próprias visitas à página não serem contabilizadas, bem como o facto de só ser contabilizada cada visita nova. Isto tudo, somente para curiosos efeitos estatísticos. Porque uma pessoa tem de arranjar coisas com que se distrair...

Memória Viva

Passam-se hoje três anos sobre o falecimento da minha tia. Recordo com tristeza esse dia fatídico que ainda hoje perdura na minha memória, bem como na memória de toda a minha família e daqueles que a queriam bem. Este é apenas um simples meio que serve para prestar a minha muito sentida homenagem, por tudo aquilo que representaste e continuas a representar não só na minha vida como na vida de cada um de nós. Sei que Deus te acolheu na sua Casa, e que continuarás sempre a olhar por nós.

Azelhas na educação

Sexta-feira passada, chegou ao fim o 1º semestre do meu 2º ano do curso, num total de 4 anos necessários para ter o "canudo na mão".
Gostava de chegar a esta altura, e partilhar um pouco dos novos saberes que adquiri ao longo deste período, porque sei que as temáticas relacionadas com o meu curso (Educação Básica) são, no mínimo, "engraçadas" por aquilo que tratam. A verdade é que se o propósito principal da minha licenciatura é formar bons educadores/professores, durante este semestre aprendi pouco sobre o que isso deverá ser. Não por culpa própria, nem mesmo por desleixe com testes ou trabalhos. O leque de professores que calhou em sorte à minha turma não foi o melhor.
Numa conversa de amigos, partilhamos inúmeras vezes os mais variados e insólitos episódios vividos por nós no nosso ensino básico ou secundário. A professora de matemática das ancas largas que expulsava todos os dias uns quantos alunos, as bacoradas da professora de Físico-Química, a notável falta de conhecimentos da boa pessoa que era a professora de Inglês.
Na minha faculdade, está bem presente a necessidade de os professores serem um excelente exemplo para os seus alunos, pois são exemplo vivo e directo daquilo que deverá ser um bom professor. Infelizmente, não foi isso que senti durante o 1º semestre. De oito professores, apenas não consigo fazer "queixas" de um deles. Um professor íntegro, sensato, imparcial, sem nunca perder a sua boa disposição e autoridade dentro da sala de aula e nas relações com os alunos. Tiro o chapéu a esse professor, e não deixei de o dizer na auto-avaliação da cadeira. Já os restantes, contribuíram para alguma desmotivação pessoal, desde a parcialidade com que actuaram nas notas dos trabalhos, na irresponsabilidade demonstrada pelo incumprimento de prazos que os professores devem seguir, pela prepotência demonstrada em diversas cadeiras.
Sexta-feira foi igualmente dia de "arrebenta a bolha". No culminar de uma relação que se tornou bastante atribulada e ríspida entre a turma e uma professora, chegou-se ao "julgamento final." Cerca de metade da turma aproveitou para desabafar sobre o mal-estar que existiu nessa cadeira, confontando a professora com aspectos negativos da sua pedagogia e postura. Apelidei essa professora de irresponsável, e estou consciente do quão negativo isso poderá ser para mim na nota final, mas sinto ao mesmo tempo que tive que "tê-los no sítio" para ser tão frontal e destemido como fui. Foram várias as vezes em que esta professora não deu aulas apenas por "não dar", fazendo o aviso com uma meia hora de antecedência, os inúmeros telefonemas que atendia no meio da sala, por vezes interrompendo diálogos com os alunos.
Tempo de férias, tempo de descanso e de esperança de que o próximo semestre seja "recheado" de melhores professores, atentos aos seus alunos e preocupados com a conduta que transmitem.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fenomenal

Há quem o considere milagre, há quem considere pura sorte, há ainda quem louve o trabalho magnífico do piloto perante aquilo a que assistimos no início da noite de ontem. Para mim, foi uma mescla destes elementos todos.

Música da Semana

Live - "Lightning Crashes".





Lightning crashes, a new mother cries
her placenta falls to the floor
the angel opens her eyes
the confusion sets in
before the doctor can even close the door

lightning crashes, an old mother dies
her intentions fall to the floor
the angel closes her eyes
the confusion that was hers
belongs now, to the baby down the hall

oh I feel it comin' back again
like a rollin' thunder chasing the wind
forces pullin' from the center of the earth again
i can feel it.

lightning crashes, a new mother cries
this moment she's been waiting for
the angel opens her eyes
pale blue colored iris, presents the circle
and puts the glory out to hide, hide

oh i feel it comin back again
like a rollin' thunder chasing the wind
forces pulli froom the center of the earth again
i feel it, i can feel it

Chorus x3

i can feel it (repeatedly)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Música da Semana

Nesta primeira semana que o novo ano já leva, retomo a rubrica da "música da semana", criada por mim o ano passado, para partilhar convosco algumas sugestões/gostos particulares. Embora nos últimos... talvez dois meses, não tenha conseguido corresponder a tempo e horas com a colocação regular desta rubrica, comprometo-me a rigorosamente colocar a tempo e horas uma música todas as quarta-feiras, uma música que possa estimular durante uns poucos minutos de intervalo, o vosso dia de trabalho ou de estudos. Recomeço e começo este ano, com uma música que está entre as minhas preferidas das que conheci no ano passado e que inclusivamente foi aqui "Música da Semana" ainda não à muito tempo, e que pertence à revelação de 2008: Jason Mraz, com a colaboração de James Morrison a cantar "Details in the Fabric".
Porque são alguns detalhes da nossa "fábrica" que muitas vezes nos distinguem dos demais e que no fim do ano nos fazem sentir melhores pessoas.



Calm down
Deep breaths
And get yourself dressed instead
Of running around
And pulling all your threads saying
Breaking yourself up

If it's a broken part, replace it
If it's a broken arm then brace it
If it's a broken heart then face it

And hold your own
Know your name
And go your own way
Hold your own
Know your name
And go your own way

And everything will be fine
Everything will be fine
mmmhmm

Hang on
Help is on the way
Stay strong
I'm doing everything

Hold your own
Know your name
And go your own way
Hold your own
Know your name
And go your own way

And everything, everything will be fine
Everything

Are the details in the fabric
Are the things that make you panic
Are your thoughts results of static cling?

Are the things that make you blow
Hell, no reason, go on and scream
If you're shocked it's just the fault
Of faulty manufacturing.

Yeah everything will be fine
Everything in no time at all
Everything

Hold your own
And know your name
And go your own way

Are the details in the fabric (Hold your own, know your name)
Are the things that make you panic
Are your thoughts results of static cling? (Go your own way)

Are the details in the fabric (Hold your own, know your name)
Are the things that make you panic (Go your own way)
Is it Mother Nature's sewing machine?

Are the things that make you blow (Hold your own, know your name)
Hell no reason go on and scream
If you're shocked it's just the fault (Go your own way)
Of faulty manufacturing

Everything will be fine
Everything in no time at all
Hearts will hold

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Há ideias fantásticas, não há...?

Sábado de uma noite fria, com o Sporting a "espetar" 2-0 ao Setúbal. Apesar de esta ser a descrição de uma noite de horrores, os amigos fazem um esforço e vão ao café simp...anh... Kátia (private joke) como habitualmente o fazem. Café a fechar por volta das 22h como habitualmente o faz, decidimos desta vez experimentar algo não muito habitual nas nossas escolhas: ir aquecer a voz a um karaoke. Para mim, uma bela aposta pois "quem canta seus males espanta", bebe-se à mesma um copo e conversa-se. Para além do mais, a semana passada acabámos todos por conversar muito e passar muito tempo juntos durante a passagem de ano (posteriormente farei um breve relato sobre a festança deste ano).
Primeiro, a grande revelação da noite: Teixeira e a sua partner e namorada Cátia, encarregando-se de apresentar uma segunda voz brilhante, que tiveram como missão mostrar-nos o "Lado Lunar" de Rui Veloso. Estiveram muito bem, meus amigos. Umas quantas músicas depois, Tânia Rita Guerra e Rui Beto tiveram o prazer de presentear a plateia com "Brincando com o Fogo", vulgo "Cavaleiro Andante". Poderia ficar aqui o resto da tarde a falar dessa actuação mas não posso, tenho que ir para o treino. Por isso, fico-me por uma palavra: brilhante.
No fundo, queria referir apenas que está foi uma noite bastante agradável e da qual gostei muito, esperando que a possamos repetir de vez em quando para "desenjoar" das idas aos bares para dois dedos de conversa que muitas vezes nem chega a bom porto, pelo barulho da música que se faz sentir nesses mesmos bares.

O Natal quando nasce, é para todos...

Aquando da entrada da minha faculdade para férias natalícias, podia ler-se pela zona do refeitório a seguinte mensagem:

"Durante as férias do Natal, o refeitório encontra-se encerrado para obras de remodelação".

Ter 15 dias de férias na minha faculdade, é o mesmo que dizer que só se vai ter tempo para festejar a véspera e o dia de Natal e a véspera e o dia de ano novo. Bem, não é verdadeiramente assim, mas asseguro que fui lá pelo menos 4 dias das minhas férias para fazer trabalhos. Em alguns desses dias, ponderou-se almoçar por lá mas o refeitório estava, como diz aqui acima, em remodelação.
E o que me dizem de regressar hoje à escola, entrar no refeitório, e a única "remodelação" que observo é a mudança de um pequeno móvel do bar, que passou a ser à esquerda quando antes era à direita e a arca dos gelados que recuou ligeiramente para o lugar do móvel?!RIDÍCULO!