terça-feira, 30 de junho de 2009

Sugestão

O preço de uma ida ao cinema praticamente já não compensa, a não ser que seja aquele filme de que toda a gente fala quando ainda faltam muito meses para a estreia. Filmes que hoje são cartaz, daqui a um mês podemos comprá-los em dvd ou alugar à maneira antiga no nosso videoclube. Ainda assim, quer seja tradicionalmente (ida às salas de cinema) quer seja nos tempos modernos (ver filmes em casa), o cinema é capaz de ser a 2ª arte com mais seguidores depois da indestronável música.
Ultimamente tenho visto alguns filmes: uns bons, outros assim-assim, e uns que "não aquecem nem arrefecem". Está para estrear (mais uma, é verdade) uma comédia romântica. A história, se é que neste género de filmes há história, é a mesma do costume. "The Ugly True", traduzido para português como "ABC da Sedução" conta a história de uma apresentadora de tv que pensa saber tudo sobre casos amorosos. Encontra um adversário à altura, que vai pôr em causa as suas teorias dos relacionamentos ajudando-a a explorar a sua relação com os homens.
Acima de tudo, deverá valer a pena pela oportunidade de vermos Katherine Heigl (a Izzie de Anatomia de Grey) num formato diferente que o da série televisiva.

(In) Formação

A fraca produtividade que tenho tido nas últimas semanas no que diz respeito a posts, não têm correspondência directa com o descanso ou o desleixe que as férias por si só sugerem. Principalmente nesta semana que está por agora a chegar a meio. À imagem do que aconteceu o ano passado, tenho procurado fazer com que estes meses de férias da faculdade possam ser rentabilizados, não só a nível de experiências como também em termos monetários. Estou pelo segundo ano consecutivo, a trabalhar na colónia de férias do ATL da Quinta dos Plátanos que fica na A-da-Beja.
No espaço também de uma semana, fui a uma entrevista e mais outra, e fui seleccionado para trabalhar durante as férias num espaço dedicado totalmente às crianças. Daí que estes últimos dias tenham sido uma verdadeira roda viva de multiplicação de esforços. Propositadamente, não referi o nome do sítio onde vou trabalhar. Não só porque ainda estão algumas questões pendentes para me auto - proclamar como trabalhador, mas também principalmente porque é um projecto tão giro que prefiro revelá-lo numa altura em que esteja menos cansado que hoje...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Piada caseira

O que diz um sportinguista para outro?
- "Ainda não é desta que ganhamos o campeonato ... nós continuamos com o Bento, mas agora eles têm Jesus!"

Era bom não era?

Ontem surgiu (mais uma vez) o rumor de que Saviola poderá vir para o Benfica na próxima época. Era com bons olhos que eu via essa tansferência, gastar rios de dinheiro não é uma boa política mas a acontecer, ao menos que seja em jogadores que não precisem de justificar em cada jogo, aquilo que custaram aos cofres do clube.
A primeira coisa a ser feita já está feita: mandar embora o Quique "Féher" Flores foi uma boa decisão. Os benfiquistas demonstraram uma grande empatia para com o treinador, mas só quando este não perdia. Ao mínimo deslize da equipa e de Quique Flores no próximo campeonato, principalmente se esse acontecesse a jogar em casa, seria deitar ao lixo mais uma pré-época que não teria funcionado bem, novas contratações que chegaram tarde, etc.
O que é certo é que se o FC Porto raramente falha dentro de campo, fora dele também não é para brincadeiras. A poucas semanas de começar os trabalhos da nova época, tem já confirmados 7 novos jogadores dos quais apenas 2 não são portugueses. E dos que são portugueses, têm boas condições para jogar num futuro próximo na selecção nacional. Enquanto isso, o Sporting e o Benfica procuram encontrar sul-americanos, espanhóis e, como costume, brasileiros. Principalmente o Benfica, que dos 3 reforços já assegurados, dois são brasileiros.
Depois admiram-se que apareçam a uns propostas de 15 milhões de euros por um jogador que custou apenas 7oo mil euros e a outros não... e dá-se ao luxo de ir buscar ao "arquivo" jogadores que os rivais não souberam/não quiseram aproveitar, como é hoje falado do Bergessio ou do Luís Garcia.

domingo, 21 de junho de 2009

A alma portuguesa

Secalhar tinha sido mais inteligente da minha parte, se tivesse publicado este cartaz no blog antes de ontem. Assim dava a conhecer a oportunidade de assistir ao concerto que Mariza deu ontem, na baía de Cascais.
Numa noite agradável mas seca, (em que a imperial era a 2 euros!) ouvi pela primeira vez ao vivo a nova diva do Fado. Para mim, que estou muito mais habituado a assistir concertos em que há sempre uma enorme interacção por parte dos artistas com o público, fez-me um pouco de confusão o tom morno e pausado em que a actuação de Mariza se desenrolou. Por outro lado, há que notar que não se trata de um género musical qualquer, mas sim de Fado. Desse ponto de vista, acho que não as suas intervenções não podiam ser melhores, relacionando constantemente as músicas com as raízes nacionais, a paixão pela música e tudo aquilo que a fadista sente quando entoa os seus fados. A voz, essa, dispensa por completo qualquer tipo de comentários. Mariza é daquelas artistas que cantam na televisão, e fazem o espectador dizer não precisa de "ver para crer" na sua voz.

20 graus no mar...

Os primeiros dias de férias têm sido agradáveis. Festejar os Santos, jogar futebol com os amigos, matar as saudades da turista tunisina, ir à praia, comer sardinhas e caracóis, sem esquecer o "dolce fare niente" que em português é qualquer coisa como "estar de papo para o ar". Estes últimos dias de Primavera e o Verão que hoje começa, têm sido recheados de imenso calor. A frequência de posts diminuiu cconsideravelmente, sendo caso para dizer que nem no blog se consegue estar...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Música da Semana

Mais uma vez, a grande voz de Ana Carolina. Desta feita, com "1100 Nega Marrenta".

Tô saindo com uma nega
Ela é marrenta e brava
Mora no alto do morro e o
barraco dorme sem trava (2X)

Se ela quer ir pro samba
ela mesma se enfeita
E vai subindo a ladeira requebrando
o comentário é geral

Sabe que essa nega valente
andava na minha cola
Chamava queria, ligava e
eu nem dava bola

Hoje ela não entra em fila
e nem dá mole a toa
Mudou de vida se deu bem
no trabalho a nêga é sensacional

Ô nega anda mexendo com meu coração
Quando ela chega, já vai mudando a situação
E ela me esquenta ela é marrenta! (bis)

E depois do trampo a nega
não se rende ao cansaço
Se tem sinistro lá na
esquina ela modera o passo

Pra descolar uma grana
não agulha ninguém
é livre, inteligente
e seu salário é mil e cem

Ô nega vai me emprestando um pra eu me virar
Ô nega o bicho pega vamos se juntar
E ela nega ela é marrenta!

Santos Populares

Vivam os Santos, as festas mais populares que existem em Portugal! São sem dúvida as festas em que eu gosto mais de participar e de conviver. Ver as ruas de Lisboa completamente preenchidas por multidões, cheiro a sardinhas e a febras, aqui e ali um palco para a música pimba, é o assistir de uma tradição que leva já muitos anos. Não se paga para entrar, danças e bebes a teu bem querer aonde há muito espaço para te divertires com os teus amigos (se não escolheres a zona do Castelo ou de Alfama).
Depois do jantar no restaurante Super Mário, bem perto da estação dos comboios do Rossio, o pé de dança no Largo do Carmo. Com período especialmente alargado pela CP, a trupe voltou no comboio das 3h30m da manhã, naquela que foi a viagem mais rápida que tive até hoje desde o Rossio até à Amadora...pois adormeci logo que me sentei.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ludibriar

É de deixar de boca aberta a quantia que o Real Madrid vai pagar para contar com Cristiano Ronaldo nas próximas épocas. Não só os 94 milhões de euros que vão para o Manchester United, como os cerca de 9 milhões anuais que vão directamente para o bolso do CR7, que deverá passar a CR9 pois o 7 do Real pertence ao mítico Raúl.
O que também deixa a boca aberta a qualquer um é a publicidade do BES. Sob a temática do "Aonde vai estar o Cristiano Ronaldo daqui a 3 anos?", os espertalhões foram mais à frente e, ou já sabiam à muito tempo que ele ia para Madrid, ou então jogaram pelo seguro e gravaram um spot publicitário em que encenaram um diálogo com o próprio Ronaldo a falar já da mudança para Espanha.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Benfica

Estou feliz porque a equipa de basquetebol do meu Benfica ter voltado a vencer o campeonato... 14 anos depois do último que haviam conquistado. Numa altura em que, ano após ano, a modalidade principal pela qual o clube é mais conhecido tem vindo a desapontar imenso todos os adeptos, é bom poder saborear vitórias noutras modalidades. E mereciam, pois ao longo de toda a época perderam somente 3 jogos, já nos play-offs.
De parabéns está também a equipa de futebol de iniciados. Voltámos a ser campeões neste escalão de formação, 20 anos depois do último campeonato que veio para o estádio da Luz. A este facto, acresce a nostalgia de eu ter tido a oportunidade de tentar quebrar esse jejum à uns anos atrás, quando eu era um dos iniciados do Benfica, com jogos memoráveis no relvado nº2 do FC Porto, e nos extintos estádios da Luz e de Alvalade.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado

Sexta-feira passada foi um dia recheado de boas notícias. Um dia que ficou marcado pelo fim do 2º ano da faculdade, ao qual foi acrescentado ainda um "valente" 15 na nota do exame a Geometria, cadeira ligada à minha inimiga de estimação: matemática. Ainda assim, para entrar efectivamente de férias falta fazer pelo menos 2 exames, um deles já amanhã.
Ontem foi o último jogo do campeonato, disputado já em ritmo de férias. Já sem nenhum objectivo possível de alcançar, tanto para nós como para o Caneças, acabámos por vencer por 0-1. Na classificação final, ficámos em 5º lugar entre as 18 equipas. Um resultado bastante bom, se recordarmos as inúmeras dificuldades vividas ao longo da época pela equipa, que tantas vezes referi neste blog. Esta equipa ficará irremediavelmente marcada na minha memória, por ter sido a minha primeira equipa enquanto sénior, e que me deu a oportunidade de voltar a jogar futebol de competição.
Relacionado com este assunto, volto "à sexta-feira passada foi um dia recheado de boas notícias". No último treino da época, tive uma agradável surpresa. Ao ser chamado pelos directores/treinadores para conhecerem a minha disponibilidade para jogar no clube na próxima época, fui surpreendido com declarações bastante positivas elogiando e reconhecendo a minha forma de jogar, valor e capacidades, propondo-me a hipótese de eu passar a integrar o plantel "A" na próxima época. Foi uma proposta inesperada, não por acreditar que não tinha valor para isso, mas talvez pela postura discreta que assumo, principalmente quando não estou a jogar. Muitas vezes cruazava-me com directores e treinadores da equipa principal, e estes nem me cumprimentavam, como quem parecia não ter a certeza de me reconhecer como jogador do clube.
Aceitei a proposta, o que me deixa radiante. Com esta alteração, darei um salto de duas divisões. A equipa dos A, que jogou esta época no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, acabou por descer aos distritais. Talvez isso tenha jogado a meu favor, facilitando a aposta em mim. Passarei a ter melhores condições de treino, um pequeno incentivo monetário que ajudará também a cobrir desesas, principalmente de deslocação para os treinos; colegas de equipa mais velhos, mais experientes e também mais dedicados ao futebol, do que alguns com quem joguei este ano, que ficavam semanas e meses sem aparecer. Ao mesmo tempo, terei a oportunidade de jogar numa divisão superior, o que poderá abrir outras portas no futuro.
É uma vitória pessoal, mas é partilhada com todos aqueles que me apoiaram directa ou indirectamente durante esta época: à minha mãe, que me lavou tantas vezes os equipamentos; ao meu pai, que algumas vezes me emprestou o carro dele para eu ir aos treinos; à Diana, minha manager que me aconselhou a fazer as coisas da melhor forma, e a sua presença em muitos jogos deste ano; aos amigos, que também foram ver alguns jogos e demonstraram interesse em saber como as coisas iam correndo e aos meus treinadores da equpia B, que apostaram e confiaram sempre no meu valor. Agradeço a Deus toda a força, a entrega, e a garra que emprego em cada disputa. Porque quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado.

sábado, 6 de junho de 2009

Música da Semana


So I look in your direction
But you pay me no attention, do you?
I know you don't listen to me
'Cause you say you see straight through me, don't you?

But on and on
From the moment I wake
To the moment I sleep
I'll be there by your side
Just you try and stop me
I'll be waiting in the line
Just to see if you care

Oh, did you want me to change?
Well I've changed for good
And I want you to know that you'll always get your way
And I wanted to say

Don't you shiver
You shiver
Sing it loud and clear
I'll always be waiting for you

So you know how much I need you
But you never even see me, do you?
And is this my final chance of getting you?

But on and on
From the moment I wake
To the moment I sleep
I'll be there by your side
Just you try and stop me
I'll be waiting in the line
Just to see if you care, if you care

Oh, did you want me to change?
Well I've changed for good
And I want you to know that you'll always get your way
And I wanted to sayÂ…

Don't you shiver
Don't you shiver
Sing it loud and clear
I'll always be waiting for you

Yeah I'll always be waiting for you
Yeah I'll always be waiting for you
Yeah I'll always be waiting for you
For you, I will always be waiting

And it's you I see
But you don't see me
And it's you, I hear
So loud and so clear
I sing it loud and clear
And I'll always be waiting for you

So I look in your direction
But you pay me no attention
And you know how much I need you
But you never even see me

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Qual é o nome do filme?

Volta e meia, quando não tenho muito que fazer, gosto de passear pela net à procura de piadas secas e curtas para divertir a malta quando chega o fim-de-semana e nos reunimos à noite no café. Um dos géneros de piadas curtas que eu gosto, são as intituladas "Qual é o nome do filme?". Fica uma pequena compilação para vocês advinharem...

Um rapaz andava à procura do pai. Procurou em sites e em bibliotecas e veio a descobrir que o pai era Americano. Qual é o nome do filme?

American Pie.

Um indivíduo de raça negra entra num bar e pede um copo de vinho tinto. Bebe-o todo de uma vez e cai morto no chão. Qual é o nome do filme?

Os tinto fatal.

Um casal de piolhos apaixona-se e decide casar. Qual é o nome do filme?

Lêndias de paixão.

Um médico inventou um remédio que cura dores de cabeça antes delas acontecerem. Qual é o nome do filme?

O extermina-a-dor do futuro.

Um homem bebeu um Tang laranja e atirou-se de cima da torre Eiffel. Qual é o nome do filme?

O último Tang em Paris.

Um homem foi ao cinema com uma alface e não o quiseram deixar entrar. Então ele escondeu a verdura debaixo da camisa. Qual é o nome do filme?

Alface oculta.

Um homem está dentro de um carro frente a um precipício. De repente mete a primeira, acelera a fundo e cai lá abaixo. Qual é o nome do filme?

A tração fatal.

Um homem acidentalmente sentou-se em cima de um cão. Qual é o nome do filme?

Sento em um dálmata.

Uma rapariga chamada Marina estava a passear no campo e foi atropelada por uma debandada de éguas. Qual é o nome do filme?

Vinte mil éguas sobre Marina.

Salve-se Quem Puder

Estreou esta noite o novo programa da Sic, o "Salve-se Quem Puder". Conta com a apresentação de Marco Horácio e Diana Chaves. Mais uma vez e de modo a manter a tradição da grande maioria dos programas de entretenimento em Portugal, este é um formato que teve origem/já passou por outros países antes de chegar a Portugal.
Quem costuma passear pela internet, mais concretamente pelo Youtube, certamente já terá visto vídeos da versão chinesa deste programa. Já o aqui disse e volto a repetir, acho que as televisões portuguesas ficam a perder, quando insistem constantemente em copiar programas só porque tiveram sucesso anteriormente noutros países. Porque não ser às vezes um pouco mais original?
No entanto, hoje venho falar positivamente do programa. Durante os cerca de 45 minutos que durou o episódio de estreia, há algumas ideias a reter: é um programa simples, divertido e que não "cansa a cabeça"; em tempos de crise, os concorrentes vencedores levam para casa prémios "simbólicos" como colunas e ratos para o computador; a escolha do Marco Horácio para apresentar o programa. Para mim, o Rouxinol Faduncho é um diamante por lapidar no mundo da comédia portuguesa, que agora tem uma nova oportunidade na apresentação de um programa. Nunca me esqueço de grandes momentos proporcionados no "Levanta-te e Ri", das hilariantes músicas como a da "D. Maroca, seu gato deu..." ou a rúbrica "Caixilhos e Laminados" das manhãs da Rádio Comercial, juntamente com o Eduardo Madeira.

A festa mais castiça de Portugal

Afinal, nem a alteração do penúltimo jogo do meu campeonato de domingo para sábado - vitória frente ao Olivais Sul por 5-2, atingindo o objectivo de não sofrer qualquer derrota caseira em todo o campeonato - impossibilitou a ida à Feira de Maio na Azambuja.
Fomos mais tarde, mas o importante é que não deixámos de ir. Com muita pena minha, não assisitimos às fantásticas largadas de touros, mas ainda assim fomos a tempo de ver novamente Buraka Som Sistema que presentearam todos com o seu electrizante kuduro progressivo. Estão cada vez melhores, com ainda mais energia e à vontade, ou não fosse este um dos grupos mais populares em Portugal da actualidade.
Por volta das 2h da manhã, e ainda antes de voltar para casa, fomos ver "a mesa da tortura". Na ampla praça da Câmara Municipal da Azambuja são colocadas várias mesas de plástico, com quatro cadeiras à volta de cada uma. Sob o incentivo de receber 100€ de prémio, procura-se por voluntários que aceitem estar sentados à mesa enquanto uma vaca anda pelo meio da praça. Vence a pessoa que permanecer na sua cadeira até ao fim. Apesar da enorme afluência de público, que fez a praça abarrotar, conseguimos ver mal e porcamente, melhor dizendo, bovinamente, um pouco daquilo que perdemos durante a tarde. Não ficámos para ver o vencedor, mas vimos a vaca partir muitas cadeiras e mesas.
Para o ano, lá estaremos. E para Julho também: no primeiro fim-de-semana de Julho, a festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, a não perder.