segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sport Lisboa e Saudade

Ao passear pelo Colombo numas destas noites com a Diana, reencontrei um amigo de longa data dos meus tempos de jogador do Benfica que já não via à bastante tempo. Gostei de vê-lo, pois haviam passado uns bons anos desde a última vez que o tinha visto. As perguntas, as do costume: "o que é que andas a fazer?, "já deixaste a bola?" ou "com os teus pais, também vai tudo bem?" e um abraço e até qualquer dia.
A Diana, que não o conhecia, perguntou-me depois quem ele era. Por momentos fiz um flashback para lhe dizer que era o Filipe, um guarda-redes que jogou vários anos comigo no Benfica. Ficou mais ou menos por aí a descrição. No dia a seguir, voltei a recordar-me mais pormenorizadamente desses tempos em que o Filipe, para além do grande guarda-redes que era, ia para o banco de suplentes com um equipamento de jogador de campo pelo facto de não termos jogadores suficientes, ou alguns estarem lesionados. Era o guarda-redes com melhores "pézinhos" que já vi até hoje. E era vê-lo a jogar de igual para igual contra as defesas contrárias, sempre que entrava, chegando a marcar alguns golos inclusivamente contra o teoricamente mais forte Sporting.

Fervendo em pouca água

Depois de reflectir bastante sobre a conduta extremamente violenta que teve no fim da partida do Real Madrid - Getafe e de pedir desculpa a todos e mais alguns, Pepe disse à comunicação social que chegou mesmo a pensar em deixar o futebol. Vendo bem, acho que só tinha ganhar, embora seja um grande jogador e momentos de "loucuras" todos temos. Primeiro, porque o dinheiro que já ganhou até hoje fazia com que nem fosse preciso meter os "papéis" para o fundo de desemprego. Em segundo lugar, com as pernas longas que tem e a destreza física evidenciada, o homem só ficava a ganhar em transferir-se para o... kickboxing.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Música da Semana

Já que estamos na onda de regressar por momentos às nossas infâncias, como música da semana trago uma música que surgiu na primeira parte da década de 90 e que eu me lembro de ouvir na rádio Cidade. Essa mesmo, a rádio que tinha locutores brasileiros com um sotaque extremamente exagerado e rúbricas parvas e sem sentido como por exemplo o "Cidade by Night" ou o "Electricidade", com músicas calmas e românticas e músicas de dança da época, respectivamente.
As músicas de um tal de Scatman John eram também uma constante, pois dava todos os dias bem de manhã quando despertava o relógio para ir para a escola, um pouco à imagem da Cidade Fm, a rádio que mais tarde deu lugar à rádio Cidade.
Esta semana, os Crash Test Dummies com Mmm Mmm Mmm Mmm.

Once there was this kid who
Got into an accident and couldn't come to school
But when he finally came back
His hair had turned from black into bright white
He said that it was from when
The cars had smashed him so hard

Mmm Mmm Mmm Mmm
Mmm Mmm Mmm Mmm

Once there was this girl who
Wouldn't go and change with the girls in the change room
But when they finally made her
They saw birthmarks all over her body
She couldn't quite explain it
They'd always just been there

Mmm Mmm Mmm Mmm
Mmm Mmm Mmm Mmm

But both the girl and boy were glad
'Cause one kid had it worse than that

'Cause then there was this boy whose
Parents made him come directly home right after school
And when they went to there church
They shook and lurched all over the church floor
He couldn't quite explain it
They'd always just gone there

Mmm Mmm Mmm Mmm
Mmm Mmm Mmm Mmm

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Viagem à Infância

Durante o dia de hoje recebi um daqueles e-mails nostálgicos que por momentos são capazes de nos levar numa viagem até aos nossos dias de infância pura. E de facto, é bom recordar e faz bem ao nosso ego uma introspecção sobre as recordações dos desenhos animados ou das séries que víamos, daquilo que implorávamos aos nossos pais para ter porque o João, o Ricardo e o André lá da escola tinham, das pastilhas e das gomas compradas a escudos no "quiosque da Sandra" a caminho de casa ou no "Lapinho" mesmo em frente à escola.
As Chiclets, os Sugus ou os Push Pop são alguns dos exemplos mais gritantes que faziam o delírio da criançada por essa altura. Principalmente o Push Pop. Há que realçar que foi uma ideia inovadora e arrojada para a época, conseguir que miúdos de 10/11 anos voltassem a chuchar no dedo.
E as lições 100 das várias disciplinas do ensino Básico?! Era uma festa de arromba para a altura, em que a turma se organizava para uma valente lancharada e para ouvir a música (restrita a uma música e por vezes meia música por cada grupo/cantor, dado o número elevado de "dj´s" à volta do rádio). Para muitos, os primórdios da discoteca.
Em casa, não havia computador para fazer o que fosse e mp3 era somente a conjugação de duas consoantes com um número. Reinava a era do walkman e das músicas gravadas na rádio, ainda com as vozes dos locutores que insistiam em falar por cima da música que queríamos ter.
Ao lanche, isto era algo que raramente faltava. O Tulicreme vem acompanhando várias gerações e prova disso é esta imagem mais discreta, diferente daquela que vemos hoje em dia.
Nas brincadeiras da escola, para além dos diablos e dos "tazos" que marcaram o meu ensino primário, os pega-monstros foram uma autêntica febre. Toda a gente tinha um, e ninguém se importava que aquilo agarrasse mais do que o previsto, como pêlos, cabelos ou cotão pois depois era só passar por água e estava pronto para ser lançado aos móveis, paredes, colegas...
E esta, um pouco mais antiga, mas igualmente famosa moda da pulseira que aparentemente era uma régua e com um simples bater no pulso se enrolava por completo.

Vitória importante

Ontem obtivemos uma vitória importantíssima por 3-2, que aliada a resultados de terceiros nos relança na disputa por um lugar de subida, agora que faltam sete jogos para o fim da época. O primeiro e o segundo lugar dão acesso directo à subida de divisão, enquanto que o 3º lugar conduz a um play-off com o terceiro da outra série.
A vítima foi o Murteirense, uma terreola que fica ali para os lados de Loures, que provou um pouco do nosso "veneno" que é o facto de sermos a única equipa que ainda não perdeu em casa esta época. Temos o primeiro lugar ainda a uns bons 8 pontos de distância mas do terceiro apenas 5 e até ao fim ainda temos de jogar contra os actuais três primeiros classificados. É continuar a acreditar até ao fim.
Classificação
Pos.EquipaPJVEDGMGS

1Olivais Sul592718547041Jogos
2Camarate572718366936Jogos
3MTBA562717555725Jogos
4Murteirense542716655633Jogos
5Fut. Benfica B512715665539Jogos
6Carcavelos512715665934Jogos
7Cascais442712875241Jogos
8Caneças432712784536Jogos
9SC Sanjoanense3627113135143Jogos
10União Mercês3627113134345Jogos
11Oficinas São José352798104047Jogos
12Ponte Frielas342797114755Jogos
13Outurela222757154270Subiu 1 posições Jogos
14Malveira Serra222757152451Desceu 1 posições Jogos
15Frielas212749142552Jogos
16Pinheiro Loures202748152155Jogos
17Sintra Football192754182750Jogos
18Bobadelense162744193060Jogos

sábado, 18 de abril de 2009

Música da Semana

A música desta semana traz o melhor do que se vai fazendo em Portugal. Blasted Mechanism é uma das minhas bandas de eleição, e acabaram de lançar em Abril um novo álbum depois de "Sound In Light". Um género musical exótico, com bastantes inspirações espirituais/tribais e uma idumentária bastante original que fazem questão de utilizar em cada concerto. Entretanto mudaram de vocalista saíndo Karkov, o fundador da banda, por “já não ter energia para dar ao projecto” e entrou para o seu lugar Guitshu (ambos os nomes são fictícios). E por ser sábado e ter falhado novamente a música da semana à 4ª feira como deveria ser, deixo-vos não com uma, mas sim com duas músicas. A primeira música, do anterior álbum e ainda com o antigo vocalista: "New Assault". A segunda, está no novo cd "Mind at Large" e chama-se "Start to Move".


terça-feira, 14 de abril de 2009

Ribéry quer mesmo ser do Barcelona...


Esta imagem está muito boa. Franck Ribéry, na imagem com a camisola amarela, joga e bem, é preciso sublinhar, no Bayern de Munique. Embora esteja ligado contratualmente aos alemães, muito se fala do desejo do Barcelona e da vontade do próprio em se mudar para o colosso espanhol. A imagem é bem ilustrativa da pressão que o jogador andará a fazer na Baviera de forma a acelerar a sua saída já no fim desta época.
Se bem se recordam, recentemente tivemos em Portugal um caso semelhante ao de Ribéry embora a intenção fosse diferente. Na final do torneio do Algarve em que Benfica e Sporting normalmente participam, Manuel Fernandes vestiu a camisola que havia trocado com o amigo Miguel Veloso no final da partida entre ambos os clubes. Nessa altura, o acto foi visto como uma provocação por parte do jogador pelo facto de o clube se mostrar intransigente a uma transferência do jogador para o estrangeiro, que mais tarde veio mesmo a acontecer.

Adeus polegar negro, bem-vindo CU...C

Tenho a sensação de que este ano a Páscoa aqui por casa vai ser vivida mais intensamente do que o costume. Porque a Páscoa tem o seu dia festivo marcado para um domingo específico todos os anos mas ela perdura, pelo menos, até ao Pentecostes.
Voltando à minha ideia, receio bem que venha a ser crucificado pelo povo (leia-se pais) , e por muito que queira, Sandra Pilatos pouco ou nada poderá fazer para impedir tal acontecimento, tal a força dos argumentos apresentados pelo povo. Quase a chegar ao fim do meu 2º ano de licenciatura, fui finalmente inscrever-me na biblioteca da escola como leitor. Uma vergonha pessoal no meu percurso escolar e que nem deveria torná-la pública. Por outro lado, não se pense que o meu lado literário seja rudimentar e pouco trabalhado. A verdade é que sempre que precisei de livros alugados de lá, pedi a colegas meus de grupo para alugarem por mim.
Entro na biblioteca e entrego a ficha de inscrição.
Bibliotecária: - Olhe, aqui na "validade do B.I" por acaso não se enganou e pôs a data de hoje...?
Eu: - "Anh, não... essa é mesmo a validade do meu B.I".
Bibliotecária: "É que muitas vezes as pessoas confundem e metem a data a partir da qual o bilhete é válido..."
Voltemos então à minha "matança". Estive cerca de 15 dias de férias em casa, sem fazer praticamente nada. Me, Myself and the Playstation e o Pes 9. Alguns filmes de vez em quando... e umas quantas sonecas. Está claro que assim que os meus pais decobrirem que o meu BI caduca precisamente hoje e que não tratei de nada atempadamente durante as férias para a sua renovação, vai haver "molho".
Já tive a pesquisar sobre como adquirir o novo cartão, antes que seja acusado de irresponsabilidade. O tão badalado cartão único de cidadão custa 12 euros, e nas lojas do cidadão o tempo médio de espera para fazer um novo é tão grande, que existe um sistema na internet que permite pedir o agendamento para um dia, uma hora e uma loja do cidadão à escolha do freguês. Isto foi o que encontrei hoje no site da Loja do Cidadão de Odivelas:

Informação actualizada dia 14 de Abril, às 18:00h:
  • Distribuição de senhas temporariamente interrompida.
  • Última Senha a ser chamada – 217
  • Pessoas em Espera – 231
  • Tempo de Espera previsto para a Última Senha – 04:06:20
  • Tempo Médio de Espera na Última Semana – 02:45:00
Por certo não será preciso fazer as contas para ver a módica quantia que o governo amealha todos os dias com este novo cartão, isto tendo só o exemplo de uma loja do cidadão, faltando as restantes e ainda os registos civis onde também é possível obtê-lo.

sábado, 11 de abril de 2009

Tio babado

Por coincidência, amanhã domingo de Páscoa, o meu sobrinho faz meio ano de vida. Está um reguila, muito bonito e a crescer muito, mas muito rápido. Não demorará muito para poder começar a ir passear com ele ao jardim com a bola na mão. Já se ri muito com as palhaçadas e caretas dos tios, e até já começa a esticar os braços para mudar de colo. A partir de agora, vou começar a andar com um rebuçado no bolso...


A Páscoa na televisão

As televisões portuguesas padecem de um mal, que é a escassez de argumentos para entreter o público que querem atrair. Os mesmos filmes passam três e quatro vezes num ano, na esperança que haja pouca gente que se recorde de quando foi a última vez que esse filme passou. Os concursos, séries e telenovelas ou são importados ou são feitos com base em originais de outros países, que asseguram o sucesso do programa.
Para quem passou a sexta-feira em casa, certamente viu a estreia de "Sozinho em Casa", um filme que se desenrola no Natal (estamos na Páscoa?!) e que tem como personagem principal um jovem dos seus...6 anos, e que pelos dias de hoje deve andar já de bengala. Outro "erro" é a confusão religiosa: no Natal, costumam passar séries que retratam a morte e ressurreição de Cristo, e agora na Páscoa passam a história de Maria ou o nascimento de Jesus. Só um pouco mais de qualidade, por favor.

Música da Semana

Pelo desleixe das férias, não tenho postado com tanta frequência. Ao mesmo tempo, durante esta semana santa, decidi igualmente jejuar de alguns dos poucos vícios que vou tendo. Um deles é comum a quase todos os jovens dos dias de hoje, a navegação na internet.
A Semana Santa recria todo o caminho feito por Jesus para a Cruz. No meio do seu sofrimento, encontramos a alegria de viver pois sabemos que Ele se entregou por nós, para dar a Vida ao Mundo. Desde a Última Ceia até à sua ressureição que amanhã celebraremos, passando pela prisão no Monte das Oliveiras e o julgamento final diante de Pilatos.
Este é um período dedicado à conversão, ao perdão pessoal e ao perdão de aqueles que não amamos tanto. Que a música desta semana sirva de apoio à oração, ou então simplesmente para uma reflexão pessoal daquilo que podemos mudar em nós, que nos faça cada vez melhores pessoas. "In manus tuas, Pater" ("Nas tuas mãos Senhor, entego o meu espírito").

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Habilitações

Ontem fui ver o meu Benfica jogar à Reboleira, casa do Estrela da Amadora, um reduto sempre complicado. Reconheço que foi com alguma (pouca!) angústia que torci pelo meu eterno Benfica. Os jogadores de futebol ganham balúrdios, não haja dúvida. Mas também para quem está habituado a "tê-lo certinho" ao fim do mês e de repente ficar sem receber praticamente nada durante largos meses, e ainda assim continuar com um grande empenho e dedicação é obra.
Não tenho memória de alguma vez ter assitido a um jogo que ficasse decidido com golos oriundos de 3 penalidades. Uma exibição muito fraca do Benfica, talvez mesmo das piores desta época. A "emoção" dessa noite de domingo veio então a das bancadas. Primeiro com as claques do Benfica a demonstrar que são capazes do melhor e do pior: primeiro, a gritar bem alto "Paguem aos homens!" em protesto ao incumprimento salarial da direcção do Estrela, e passados poucos minutos uma triste e lamentável provocação ao guarda-redes Nélson: "Nélson otário, não recebes o salário". Na bancada onde me encontrava, duas filas acima e um pouco mais desviados para a minha direita estava um casal dos seus 50 e alguns anos. A particularidade: a mulher exibia com toda a naturalidade um cachecol do... Futebol Clube do Porto! "Ora bem, hoje é um Estrela-Benfica... o que hei-de levar para combinar com a minha ropua? Um cachecol do Porto!" - deve ter pensado ela.
Vivemos num país em que a liberdade de expressão felizmente impera à já uns valentes anos, mas há que se saber estar. A mulher habilitou-se a levar uma galheta dos adeptos do Benfica, isto porque não só trazia o cachecol ao peito como primeiro o marido, e depois ela, levantaram o cachecol e abanaram-no gritando Porto em jeito de provocação. Felizmente a polícia apareceu, e tomou a decisão mais correcta de a levar para outro sector do estádio de imediato. Ás vezes, as pessoas simplesmente não se "tocam".
Começou a segunda parte e foi ver mais do mesmo. O Estrela a carregar, o Benfica a dormir. Para terminar deixo um bonito golo conseguido por um jogador do Wolfsburgo na vitória por 5-1 freten ao Bayern de Munique este fim-de-semana, os mesmo que eliminaram o Sporting num total de 12-1 na Liga dos Campeôes. Houvessem golos como estes em Portugal, e certamente teríamos mais público a ir aos estádios, não só para ver a sua equipa jogar mas pela paixão pelo desporto.