segunda-feira, 6 de abril de 2009

Habilitações

Ontem fui ver o meu Benfica jogar à Reboleira, casa do Estrela da Amadora, um reduto sempre complicado. Reconheço que foi com alguma (pouca!) angústia que torci pelo meu eterno Benfica. Os jogadores de futebol ganham balúrdios, não haja dúvida. Mas também para quem está habituado a "tê-lo certinho" ao fim do mês e de repente ficar sem receber praticamente nada durante largos meses, e ainda assim continuar com um grande empenho e dedicação é obra.
Não tenho memória de alguma vez ter assitido a um jogo que ficasse decidido com golos oriundos de 3 penalidades. Uma exibição muito fraca do Benfica, talvez mesmo das piores desta época. A "emoção" dessa noite de domingo veio então a das bancadas. Primeiro com as claques do Benfica a demonstrar que são capazes do melhor e do pior: primeiro, a gritar bem alto "Paguem aos homens!" em protesto ao incumprimento salarial da direcção do Estrela, e passados poucos minutos uma triste e lamentável provocação ao guarda-redes Nélson: "Nélson otário, não recebes o salário". Na bancada onde me encontrava, duas filas acima e um pouco mais desviados para a minha direita estava um casal dos seus 50 e alguns anos. A particularidade: a mulher exibia com toda a naturalidade um cachecol do... Futebol Clube do Porto! "Ora bem, hoje é um Estrela-Benfica... o que hei-de levar para combinar com a minha ropua? Um cachecol do Porto!" - deve ter pensado ela.
Vivemos num país em que a liberdade de expressão felizmente impera à já uns valentes anos, mas há que se saber estar. A mulher habilitou-se a levar uma galheta dos adeptos do Benfica, isto porque não só trazia o cachecol ao peito como primeiro o marido, e depois ela, levantaram o cachecol e abanaram-no gritando Porto em jeito de provocação. Felizmente a polícia apareceu, e tomou a decisão mais correcta de a levar para outro sector do estádio de imediato. Ás vezes, as pessoas simplesmente não se "tocam".
Começou a segunda parte e foi ver mais do mesmo. O Estrela a carregar, o Benfica a dormir. Para terminar deixo um bonito golo conseguido por um jogador do Wolfsburgo na vitória por 5-1 freten ao Bayern de Munique este fim-de-semana, os mesmo que eliminaram o Sporting num total de 12-1 na Liga dos Campeôes. Houvessem golos como estes em Portugal, e certamente teríamos mais público a ir aos estádios, não só para ver a sua equipa jogar mas pela paixão pelo desporto.

Sem comentários: