segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Férias,para que vos quero

Fim das férias. Mas não é com desgosto que o digo, muito pelo contrário, pois sinto que foram umas boas e bem vividas férias e que cumpriram o seu principal objectivo: restabelecer forças para progredir com confiança paraatacar objectivos, cortar metas, definir estratégias e por fim, obter frutos da árvore que a vida nos concede. Repartir as férias fazendo inúmeras e variadas coisas é o melhor a fazer, para tornar cada dia de férias diferente e relaxante.
No início de Agosto, 15 dias passados na terra dos meus pais algures entre Viseu e Lamego, um "fim do mundo" muito bonito que ganha para mim ainda maior beleza não só pelo facto de ser a terra onde os meus pais cresceram e também eu me habituei a passar férias, mas também por ser um exemplo vivo da diferença que reside entre um meio rural e urbano. Sair de casa e bem perto ter um campo onde se possa cultivar o próprio "ganha-pão", é apenas um dos inúmeros privilégios que um habitante rural possuí. Muitas vezes ouvimos falar do choque cultural que se sente quando se vai viver para outro país, a mudança de costumes, a língua, a gastronomia local, o facto de ser só um no meio de muitos... acredito que isso seja uma grande diferença, mas após passar 15 dias num local que fica a pouco mais de 300 kms da minha casa e vida diária, dentro do meu próprio país, não pensava sentir-me como um imigrante que seja a um novo país. O trânsito que não perdoa um carro parado no sinal verde 2 segundos e começa a buzinar, o corrupio e atropelo das pessoas, a multiplicidade de etnias...
De regresso e entre praia e "anhanços" ao fim do dia no café, eis que as malas ainda quentes da tralha e do regresso da terra, fomos passar uns dias à fantástica Roda Fundeira, terra do caríssimo Miguel que gentilmente nos convidou para uma semana de animação e convívio. Terra farta em vales e pequenas serras, o terreno acidentado dessa região para os lados de Góis e Pedrogão Grande, e não Pedro-Gão como dizem os franceses, é propício à existência de vários rios e riachos que atravessam as aldeias e vilas e que nos deliciam pela sua beleza natural. Nós fomos a bailaricos, nós bebemos Veirões, nós cantámos serenatas, vimos javalis pela noite dentro a atravessarem a estrada... até a lontra Eusébio vimos no rio!Como já disse sou adepto confesso da terra dos meus pais, mas talvez muito por culpa de não ser costume passar férias noutras aldeias que não a "minha". A Roda Fundeira é também um grande spot para passar férias, que só não aconselho a passarem lá férias porque não tem hotel :P !

2 comentários:

Unknown disse...

Gd Roda Fundeira! E grande terrinha dos pais do Rui! lol Venham + dias de convívio com os amigos por locais assim tão apetecíveis no futuro! Gd abraço

David Amaral disse...

Rui,
Partilhamos da mesma opinião, gd Roda fundeira! Podes saber mais notícias da RF no blog da RF: www.roda-fundeira.blogspot.com.
Até breve.