domingo, 10 de fevereiro de 2008

Noites da palhaçada

ATENÇÃO: Toda e qualquer expressão/palavra expressa no seguinte post que possa eventualmente estar mal escrita é feito de forma propositada, não é engano de caligrafia, e da responsabilidade dos seus autores.

Sábado à noite. Porta da Kátia (café de paragem obrigatória). Uns quantos amigos (Diana, Edgar, Miguel, Rita e Rui) decidem, como habitualmente, aonde ir para passar um bom tempo agradável, agora que as noites começam a ficar impressionantemente primaveris. Em resposta a um repto lançado via e-mail pelo Jota, fomos ao Chapitô, um ícone da nossa Lisboa e que, apesar de todos já termos passado em frente, poucos ou nenhuns já lá tinham entrado. Eu era um deles. De facto, conhecia um pouco da vertente social que esta instituição tem, mas o espaço em si e o conceito que adoptam não. Uma noite bem animada, cheínha de bacoradas e de boa disposição como à muito não se via.

Arranjar lugar em plena baixa lisobeta, num sábado à noite afigura-se sempre tarefa complicada mas foi com muita facilidade e perícia da minha Diana que lá arranjámos um lugar bem pertinho. Pomo-nos a caminho e para aquecer a nossa subida em direcção ao Chapitô vamos tendo dois dedos de conversa uns com os outros.
RITA: "Então... Edgar, como é que vai a escola? O resultado dos exames...?"
Edgar:"...Epá, tenho uma cadeira que fala muito das cidades que estão em guerra como o Kosovo, Jerusalém... (...) Estudamos também países que vivem actualmente uma grande atenção política!"
Continuamos a subir na direcção do Castelo de São Jorge, em amena e agradável cavaqueira. Tão agradável e animada que ao passarmos pelo Santiago Alquimista, lancei o único, e repito único, boato de bacoradas da noite e que na realidade não se verificou: disse que o Edgar havia referido que estamos prestes a passar pelo Santiago Alpnista! Por último, é de salientar ainda a declaraçaão do Edgar que conhecia um bar onde era possível fumar, imagine-se só... chicharros (chicha). Tarefa difícil meu amigo, fumar peixe acho que ainda não é possível, então agora com a proibição do tabaco nos espaços fechados. Só se fores com a cabeça para cima do grelhador ai em tua casa para fazer de exaustor, eheh!
Chegados finalmente ao Chapitô, começámos por deitar um olhar à magnífica vista sobre o rio Tejo e explorando o espaço aos poucos facilmente arranjámos uma mesa. Hora de folhear o cardápio. E perguntam vocês: quem é que vai bacorar desta vez?! A resposta só pode ter um sentido: o Edgar!
EDGAR: "Bem, estou aqui indeciso, não sei se hei-de escolher um café... ou se vou aqui para um vinho, tava a pensar num Marquês de Barba (Borba!), o que dizem?!". Resultado: risada geral.
O Chapitô é, para além de um simples bar, um projecto de intervenção social, cultural e educativo através das artes da representação como é por exemplo o teatro. E, volta e meia, os clientes são presenteados como pequenas demonstrações de peças que estão em cena. A peça "Drákula" encontra-se em cena no Chapitô desde dia 10 de Jneiro e se estende até dia 2 de Março. Como tal, três personagens retratavam pelo meio dos clientes e mesas momentos alusivos à peça. Um homem com um pequeno baú onde guardava uma mão, duas mulheres que andavam sempre por perto a lançar guinchos de horror e a interagir com o pessoal. Atraímos logo a atenção de uma delas que "sondou" o Edgar e após um período de reflexão, admitiu que ele não cheirava lá muito bem.
Pouco tempo depois, as nossas "amigas" voltaram ao nosso local, desta vez atacando pelo lado esquerdo, o do Miguel. Tirando um guardanapo, uma delas simulou que iria deixar o Miguel com um pouco menos de sangue. Até lhe deu um guardanapo de uma cor 90% castanho que o Miguel confundiu com roxo. Descobriu-se então aí mais uma faceta então desconhecida do Miguel: sofre de daltonismo, o pobre coitado.
Eis senão quando, aparecem mais três reforços para a galhofa: Jota, Rodrigo e Pedro. Notou-se que não estavam rotinados para tremenda diversão, faltou-lhes terem ido logo desde o início com aqueles cinco marmanjos e teria sido a loucura total. Ainda assim, e quase sem querer conseguiram participar na noite das bacoradas, e diga-se, com muita qualidade.
EDGAR: "Como é que é...este ano vamos todos a Maratona da 25 de Abril? Era fixe irmos todos..."
JOTA: "Epá, eu para ir só se for a andar... quer dizer, essa é a da 25 de Abril?! Ah, então gostava de ir era para depois estar na ponte e fazer Bambi Jumping cá para baixo!" e continua "... só vou se o Sócrates for!"
RUI: "Quem é o Sócrates?! O Presidente?!" (também vacilei, é verdade!)
PEDRO: Eu quando fui à (corrida) do Vasco das Nações..."

Tempo ainda para falar com a amiga do Jota, que foi quem nos convidou a todos para conhecer aquele espaço. Muito maravilhada por ver tantos beatos, a sua simpatia chamou a atenção de todos. Foi então aí que decidimos a fundação do C.C.B.S.B - Centro Cultural de Beatos de São Brás.
Começava a ficar tarde, e a temperatura amena do início da noite já tinha dado lugar a uma fria aragem que nos levava a pensar em ir para casa para o conforto dos nosso lençóis. Isto, também por força de o Jota começar a ficar um bocado "encanhado", segundo a Rita.
Cheguei a casa, e fiquei com aquela sensação de uma noite bem passada, uma noite que já não viva à muito tempo. Sinto que o tempo passou a correr, e quando assim o é, é porque estamos mesmo a ter prazer desses momentos que passam e nós nem nos apercebemos.

P.S - Amigos, esta brincadeira convosco é puramente saudável, por isso não espero retaliações da vossa parte.

7 comentários:

Rui Sousa disse...

oh meu difamador..!!
Alem de seres má lingua também ouves mal, pk eu não estava a falar da escola com a Rita mas sim a falar de uma exposição, alem disso tens de me dizer qual a marca de cotonetes que usas para eu avisar a minha mãe para não comprar porque tá visto que não são 100% eficazes, eu disse TENÇÃO e não atenção.

Quanto ao Barga,Borga, Barca ou o que for tens razão, mas só mostra que eu não só adepto do culto de Dionisio.

Na proxima saida leva gravador..pode ser que seja util para poderes vereficar a dicção das palavras...LOL

Rui Sousa disse...

Já agora vai dando uma vista de olhos ao meu Espaço....

Anónimo disse...

Sem dúvida uma noite bem passada e bastante divertida!

Venham mais assim! ;)

Anónimo disse...

Edgar, além de bácoras e falar, é só bácoras a escrever... Escreve-se TENSÃO e não TENÇÃO como tu escreveste...
Pedro Castelo

Rui Sousa disse...

Pesso dexcolpa cenhor prupheçor

ameufavor disse...

Finalmente, a entrar no bom caminho...
p. s. depois, se quiseres digo-te onde fica o sítio em q se pode fumar "chicharros", que recomendo ;)

Anónimo disse...

Começas a frequentar o meu circuito!

Qualquer dia ainda vamos beber um pontapé ao bairro ;)

beijos

p.s. adorei o Bambi Jumping looooooool