quinta-feira, 24 de julho de 2008

Futebol de regresso a casa

Viva a Rtp! Viva a televisão do estado, que a partir da época de 2009/2010 vai trazer novamente a nossas casas UM mísero jogo da liga portuguesa de futebol, mas certamente em melhor condições que a Tvi fez durante 4 anos de puro martírio.
Já não aguentava ouvir Valdemar Duarte dizer constantemente "meio-campo aluga-se" ou aquelas estatísticas sempre interessantes como "ter até aos 63 minutos, conseguido 10 cantos a nosso favor (Portugal), o que dá... 1 canto por cada 6 minutos e trinta segundos".
Por certo, também já muitos viram este vídeo que foi o auge das transmissões da Tvi, agora com os dias contados:

Também espero qe a Rtp não venha a fazer como estes dois...


1 comentário:

Rui disse...

Eu também fiquei agradado com a notícia que a TVI deixava de transmitir os jogos da Liga Sagres e numa rectificação, é já a partir desta época, ou seja, 2008/2009 e 2009/2010 que a TVI vai deixar de transmitir os Jogos. Nunca gostei dos Jogos transmitidos por eles.

O único ponto que não estou tanto de acordo é a cedência de alguns direitos de transmissão por parte da RTP, dos Jogos Olímpicos de Pequim e do Mundial de 2010.

Numa altura em que se discute o que é serviço público, acho que para uma empresa estatal gastar 16 milhões de euros em transmissões de Futebol é bastante excessivo, saindo esse dinheiro todo do bolso dos contribuintes. A RTP necessita de pensar em apoiar as modalidades que têm menos visibilidade e não nas audiências. Isso é uma luta para as televisões privadas.

Mas a culpa de a RTP pensar nas audiências é a publicidade, pois com mais audiências a publicidade torna-se mais cara e com menos a publicidade torna-se mais barata.

Para acabar com esta "guerrilha", à RTP deveria ser retirada a publicidade (a partir do momento em que o 5º canal em sinal aberto iniciar as emissões), e em contrapartida, as televisões privadas deviam pagar um subsídio à RTP por esta estar privada de facturar com publicidade. Teríamos uma RTP1 igual à RTP2, só com publicidade institucional e mais preocupada em fazer um serviço público de excelência e não nas audiências!

É claro que isto só era viável com o 5º canal "a funcionar".

Quantos projectos ficaram na gaveta, para que a RTP conseguisse dar 16 milhões de euros pelas transmissões de futebol?