segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Uma tarde diferente

Sábado foi dia de passeio a Cascais, juntamente com a Diana e os amigos Edgar e Carlota, para experimentar algo que à muito vinha sendo falado entre nós, e que agora recomendo para quem quiser experimentar.
Este é um projecto criado pela Câmara de Cascais em 2001, intitulado Bicas, aliando o início da palavra "BIcicleta" com o nome da cidade "CAScais", e que no fundo serve para o pessoal andar de bicicleta pela cidade ou pelas ciclovias especialmente criadas junto ás praias e que vão de Cascais até à praia do Guincho. A isto tudo acresce um facto essencial: ser inteiramente à pala! É isso mesmo, sem cartões, promoções ou outras complicações. As bicicletas estão disponíveis para serem alugadas a partir das 8 horas e têm de ser devolvidas até ás 18h30m/19h, sendo o tempo máximo de utilização estabelecido em 10 horas. Até lá, podemos percorrer a ciclovia tantas vezes quantas quisermos, admirar a Boca do Inferno, parar para um mergulho na praia do Guincho...
Para desfrutar da BICA é necessário ter-se mais de 16 anos e apresentar bilhete de identidade ou passaporte. No entanto, se forem por exemplo 4 pessoas, apenas uma tem que apresentar o bilhete de identidade, pelo menos foi o que aconteceu no sábado. Existem 4 pontos onde se podem levantar as bicicletas: junto ao parque de estacionamento da Praça de Touros, nas traseiras do Museu do Mar, em frente ao Hotel Baía e junto à Estação de Comboios de Cascais. A BICA pode ser entregue em qualquer um dos postos, não sendo obrigatório devolvê-la no mesmo sítio onde foi levantada.