sexta-feira, 10 de outubro de 2008

"A Vida deve ser levada com olhar de puto"

De todas as cadeiras que tenho conhecido neste novo semestre, há uma que se tem evidenciado pela positiva e à qual lhe devo o devido destaque. De seu nome Fundamentos da Pedagogia, esta cadeira debruça-se sobre a arte do ensino, de conduzir as crianças ao saber.
Nunca pensei que fosse possível dissecar tanto o conceito "educação" como o fiz nas últimas duas aulas. Eu tinha, e ainda continuo a ter a ideia firme de que muitas pessoas tomam a educação apenas na vertente do ensino escolar. Quanto mais não seja pelo facto de termos uma ministra que dirige um Ministério... da Educação. Pois deixem-me dizer-vos que esse pensamento não está correcto. Enganem-se as velhotas que vão no autocarro e que dizem que "esta juventude está perdida" ou que "os jovens de hoje em dia já não têm educação". A educação é simplesmente uma ferramenta que oferece aos indivíduos a possibilidade de adquirir o seu próprio equilíbrio em função das suas capacidades cognitivas, e através da interacção com os vários elementos da sociedade onde vive. E esta inicia-se desde que nascemos e acompanha-nos até ao fim das nossas vidas.
Esta discussão tida nas aulas fez-me sentir muito importante. Não na perspectiva da pessoa individual que eu sou, mas sim na missão e no compromisso que tenho perante a minha sociedade. Seguir os valores com os quais me identifico, sem nunca perder os meus próprios valores, aqueles pelos quais oriento a minha postura perante a vida. "A vida deve ser levada com olhar de puto".

1 comentário:

maio disse...

Hola chico!

Gostei muito deste post. Escreve mais sobre o que te toca nas aulas.

besos