quinta-feira, 12 de março de 2009

Estágio

Chega de lamúrias sobre a inexistência do estágio da faculdade porque ele pode ser curto, intensivo e só de observação, é um facto, mas ao mesmo tempo há que louvar a sua realização. Asemana intensica será de 22 a 26 deste mês, embora possamos dedicar daqui em diante as 4as feiras para visitas à escola.
A sorte dos três agrupamentos de escolas destacados para a minha turma poderiam levar o meu grupo a um de três tipos de ensino: Colégio Sta. Maria que fica situado na Lapa, e que é certamente um colégio "de bem"; o agrupamento de escolas Professor Galopim Carvalho, situado em Queluz/Belas que deve apresentar um sistema educativo razoável e por último o agrupamento de escolas da Damaia, conhecido de todos nós pelas mais variadas razões.
Por sorteio, calhou-me ficar no agrupamento que eventualmente é aquele que conheço melhor dos três possíveis. Fiquei na Damaia, e durante uma semana vou experenciar e observar dois dias de ensino pré-escolar, outros dois de ensino no 1º Ciclo e um dia de ensino do 2º Ciclo. Isto, porque até à data, a frequência do curso permite-me deixar em aberto qual é a "especialidade", digamos assim, que vou pretender exercer, embora no meu caso sinta que estou com uma inclinação de 90% para a educação pré-escolar.
Mas o estágio, entre outras funções, serve mesmo para isto. Tornar possível a experimentação real de situações que ajudem os alunos a escolher firmemente o caminho que pretendem seguir.

Sem comentários: