quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Regresso

Era minha ambição voltar aqui ainda no ano de 2009 e é isso que acontece. Faz hoje precisamente um mês que escrevi no blog pela última vez e algumas coisas mudaram entretanto (não estou a falar destes cometários chinocas que apareceram não sei como) e algumas dessas coisas foram os motivos para ter deixado de escrever com a mesma regularidade e assiduidade que caracterizou este blog, principalmente neste último ano que está prestes a findar.
Ficou por falar sobre aquele dia sempre feliz que é o 4 de Dezembro , no qual co-celebro aniversário de carta de condução com os aniversários do meu pai e o da Diana; do primeiro e estrondoso concerto a "solo" dos Franz Ferdinand em Portugal (já tinham actuado várias vezes em Portugal, mas sempre inseridos nos cartazes de festivais de Verão); ou sobre a reportagem daquele padre, por sinal também chamado Rui, que fugiu de uma terreola para o estrangeiro apaixonado por uma jovem de 18 anos e que disse que o Bispo de Braga "foi impecável, tratou-me como se fosse um filho", algo que pessoalmente acho que não soa muito bem neste contexto.
Este ano nem criei o meu Elf para o Natal, é verdade. O último mês foi um bocado intenso em termos de trabalho, mas talvez tenha sido mais intenso ainda do ponto de vista psicológico. O regresso do casamento ao qual fui no penúltimo fim-de-semana de Novembro deixou-me "esquisito". Não sei se esta mudança temporária de ares tem relação plausível, mas desde então passei por uma fase em que nada do que tinha para fazer me deixava motivado.

Na faculdade, estou a chegar àquele ponto que quem é estudante ou já o foi ,certamente dá ou deu por ele: quando se caminha para o fim da licenciatura e se começa a ver a luz ao fundo do túnel, surge uma vontade imensa de acelerar o tempo. Isso, alia-se ao facto de achar que as cadeiras que tenho tido, em pouco ou nada me estão a ensinar a ser um profissional da educação. Matérias repetidas de outros anos, matérias que são repetidas em cadeiras do mesmo semestre, matérias aprofundadas de conteúdos que já foram dados no secundário...

Para os mais atentos, por certo notam que já há alguns meses que não tenho falado de como vão as coisas no futebol. Não o futebol em geral, (brilhante vitória do Benfica sobre o Porto, ia-me esquecendo) - mas sim, daquele futebol que pratico, ou melhor, praticava.
O futebol era uma das, senão a principal causa desta angústia que me deixou em baixo. Sem me conseguir afirmar na equipa, primeiro por não me conseguir adaptar muito bem a defesa-esquerdo e depois por falta de oportunidades, comecei a sentir que aquela vontade e necessidade que eu tinha à uns dois anos atrás de sair da faculdade e ir dar uns pontapés na bola, agora se tinha invertido por completo. Resolvi fazer uma paragem e talvez considere um "até já", mas isso só o tempo o dirá, pois este 2010 que está à porta tráz para já algumas indefinições. O fim da licenciatura é em Junho, mas como assenta em Bolonha, com ela não estou apto a trabalhar como educador. Faltar-me-à então um ano de mestrado, que ainda não sei como o vou fazer, que por incrível que pareça ainda não sei se vou conseguir fazê-lo na minha faculdade.

Sem comentários: