quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A melhor liga do mundo

O campeonato português de futebol anda pelas ruas da amargura, completamente mergulhado na miséria. E, por incrível que pareça, nem é tanto pelo fraco futebol jogado no campo. Que as escutas telefónicas a Pinto da Costa e amigos tinham material suficiente para os incriminar, acho que poucos tinham dúvidas. Restava saber a gravidade dos conteúdos das mesmas, conteúdos esses que estão disponíveis - até alguém ser obrigado a os retirar - no Youtube. Já estive a ouvir algumas das escutas e é incrível como um homem que escolhe os árbitros para o seu clube como quer ou que telefona a Valentim Loureiro a pedir um processo sumaríssimo para Liedson por uma cotovelada no pescoço do Jorge Costa que o árbitro não assinalou mas que as câmaras mostram perfeitamente, só para citar as situações mais graves foicastigado com o quê...uns dois meses de suspensão de funções?!
A noite de ontem deve ter sido pródiga em emoções. No Restelo, o "lanterna vermelha" levou o Porto aos penáltis e foram precisos 30 tentativas para encontrar o vencedor. A poucos quilómetros daí, o Sporting venceu o Mafra (2ª Divisão B) por uns escassos 4-3. No fim do jogo, reza a história que o director-desportivo Sá Pinto e Liedson andaram à batatada no balneário, depois de durante o jogo terem trocado palavras no banco de suplentes.

Na sequência destas vergonhas, porque apesar de não ser do Sporting fico envergonhado enquanto português e apreciador de futebol que sou, resta-me fazer um paralelismo entre o futebol português e aquele que é para mim o melhor campeonato de futebol do mundo: o inglês.
No passado sábado, para o campeonato o Chelsea venceu o Sunderland por uns expressivos 7-2. Ontem, também para o campeonato o Arsenal encontrou-se a perder em casa por 2-0 e conseguiu dar a volta acabando por vencer por 4-2. Ainda ontem, mas para a Carling Cup, equivalente à Taça de Portugal, o Aston Villa venceu por 6-4 o Blackburn Rovers. Ora, feitas as contas, só nestes três jogos que referi temos um total de 25 (!) golos.

Sem comentários: