quinta-feira, 10 de maio de 2007

O Corpo Humano Como Nunca o Viu

Os nossos corpos são mais complexos e maravilhosos que todos os computadores que nos rodeiam hoje em dia. Mas muitos de nós não sabem o que temos debaixo da pele – como o corpo funciona, do que necessita para sobreviver, o que o destrói, o que o reanima. Cada vez mais o nosso corpo deixa-se levar pelos vícios impostos pela sociedade, entre eles a droga, o alcoól e o tabaco.
A proposta de visita que vos deixo, prende-se como uma exposição que vai estar no Palácio dos Condes do Restelo em Lisboa, de Maio a Setembro de 2007 intitulada "O Corpo Humano Como Nunca o Viu". Esta exposição é uma tentativa não só de alertar as pessoas de uma forma literalmente mais "viva" de todas as consequências, como as manchas acumuladas nos pulmões dos fumadores, mas também demonstrar que o nosso corpo é demasiado valioso e complexo, que envolve muito mais que melhorar a dieta ou iniciar um programa de exercício há muito prometido.

Para tal, foram utilizados esqueletos e corpos reais de pessoas, o que confere uma realidade extrema ao assunto. Os corpos e órgãos foram preservados utilizando uma técnica que consiste na desidratação dos tecidos, utilizando silicone. Nas nove salas que albergam a exposição é possível conhecer melhor a anatomia humana, nomeadamente os sistemas nervoso, respiratório, reprodutor e digestivo. Os cadáveres foram cedidos pelo estado chinês e devem regressar à China quando a exposição terminar. Trata-se de cidadãos chineses cujos corpos não foram reclamados. Em relação aos preços, estes variam entre os 10 e os 21 €, (um pouco caro para nós humildes pessoas) mas vendo bem, o período que a exposição vai ficar em Portuga é bastante alargado, por isso dará certamente para colocar um dinheirinho de parte e visitá-la. Mais informações de horários, preços, história da exposição e localização no site www.ocorpohumano.net

1 comentário:

Anónimo disse...

Era uma boa opção. Gostava muito de ir ver. Abraços,

Pedro Castelo