segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Igreja Santíssima Trindade

Foi no passado dia 12 de Outubro que se procedeu à dedicação da nova Igreja da Santíssima Trindade, 90 anos após a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos. Com capacidade para cerca de 9 mil lugares sentados na assembleia construída em anfiteatro, numa obra que rondou cerca de 70 milhões de euros, o dobro do que inicialmente tinha-se previsto. É uma obra extremamente moderna, onde se realça o facto de não possuir um único pilar a sustentá-la.

"Sempre considerei Fátima um local de excepção. Tudo o que ali se tem passado nestes últimos 90 anos tem a marca de incomparável e deve ser visto como tal. A multidão dos crentes ou simples curiosos não pára de subir. E a razão de ser do Santuário está toda voltada para a oração. Os turistas não encontram ali outro Centro de Interesses que não esteja integrado na oração e no louvor a Maria, Mãe de Jesus e à Divindade que Ela trouxe consigo.
A grande igreja da Santíssima Trindade há muito desejada passou por todas as fases por que passam as grandes obras. Não foi decidida a sua construção sem antes ser sentida a sua falta e comprovada durante vários anos. A incomodidade das grandes assembleias litúrgicas ao sol escaldante ou à chuva e ao frio, clamava por um espaço coberto de amplas dimensões e de dignidade compatível."
P. João Evangelista

Não posso deixar de fazer especial referência à estátua de João Paulo II que fica entre a nova Basílica e a antiga Igreja. Jamais poderia ser esquecida a sua alma que tantas alegrias trouxe aos peregrinos com a sua paixão pública pelo segredo de Fátima. A saudade é grande, e na voz do Santo Padre Bento XVI acentua-se uma réstia de tristeza pela "grandeza" que aquela pessoa tinha.
Por último, vou falar também de Hermana Glenda. Habituados que estamos a ouvir nas rádios, nos jornais e na televisão todos os dias do Papa, dos Bispos... mas quem é Hermana Glenda? Recorre-se ao "auxiliar de memória" que é a Wikipédia, e vemos que Hermana Glenda é uma irmã chilena que congrega a sua vida a Dues há 19 anos, e de forma especial e diferente de outras congregações e irmãs: à 8 anos que Hermana Glenda escreve e canta músicas de louvor a Deus, reunindo multidões como nunca antes visto, mostrando que não só de oração se demonstra o amor a Deus.



Sem comentários: