sábado, 19 de janeiro de 2008

Pontapés no escuro

Quem me conhece, conhece igualmente a enorme paixão que tenho pelo futebol. Quem acompanha este blog com regularidade e está atento, terá já reparado que são poucas ou nenhumas as vezes que fiz posts sobre o desporto-rei. Isso acontece em grande parte, pelo facto de gostar de abordar assuntos variados neste blog e todos nós, principalmente os homens, gostamos de ter sempre um bocadinho de "treinadores de bancada". E hoje falo do futebol para ser isso mesmo: treinador de bancada.
Estou triste por o meu Benfica estar já tão longe do Porto. De facto, o Porto domina em todos os aspectos. Por muito que se fale de corrupção por parte dos azuis e brancos, a verdade é que quase nunca facilitam. Cada vez que o mercado de transferências abre, é uma roda viva de jogadores que são relacionados com o Benfica. Nada de especial, afinal de contas a especulação deve vender o dobro dos jornais. O problema está mesmo é nos "reais" jogadores que o Benfica e Sporting têm vindo a contratar.
Ora vejamos: no início da semana passada chegou a Portugal mais um desconhecido jogador de seu nome Sepsi. Dizia ele na hora da apresentação: "Quero ser como o Maldini!". Muito sinceramente este jogador não me diz nada e, até prova em contrário olharei para ele como "o jogador que tem nome de uma marca branca de uma bebida famosa com gás".
Outra notícia que anseio muito para que não seja verídica, é a que fala do interesse do Benfica num argelino de nome Halliche que joga nada mais nada menos no 13º (!) classificado do campeonato argelino. Estive aqui uns momentos a pensar qual seria o clube mais famoso/conhecido/poderoso da Argélia, mas não consigo... Consigo é perceber aos poucos o único requisito para se ser jogador do Benfica: ser exótico! Ser português ou até brasileiro já está ultrapasado, o que agora está a dar é ser chinês (Dabao) ou norte - americano (Adu) . Um argelino então, acho que não teria problemas de adaptação.
O que vale é que o único clube capaz de fazer frente ao Benfica- o Porto não conta como é óbvio-, também não tem sido feliz nas suas pesquisas mundiais. Ontem n'O Jogo vinha noticiado que em cerca de 8 anos o Sporting já gastou 19 mihões de euros só na frente de ataque em nomes como Spehar, Kirovsky, Nalitzis, Jardel, Liedson, Alecsandro ou a mais recente contratação Tiuí.
"Tiuí tiuí tiuí, bota a mão no meu ombro... tiuí tiuí tiuí não deixa o trém descarrilar"... lembram-se?!
Enquanto isto, o Porto vai passeando pelo campeonato fazendo negócios das arábias e dá-se ao luxo de reforçar-se agora no Inverno com jogadores emprestado (Hélder Barbosa), e ainda por poder rodar muitos outros jogadores em clubes onde podem fazer a vida negra aos principais adversários.
No fundo, não vence o campeonato quem tem a melhor equipa, mas sim aquela que tem uma melhor gestão desportiva e a isto meus amigos, chama-se prospecção.

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Algumas palavras para ti:
Jardel e Liedson já rederam os 19 milhoes (sim mal gastos pelo sporting) quer a nivel monetário quer a nivel "de alegrias", graças aos vários golos marcados por eles nas diversas competições.

Não fales muito porque ainda vais chorar muito graças ao Tiui ou Titi ou outra coisa qualquer...lol

Mas tenho de te dar razão o Benfica e o Sporting tem de abrir os olhos e acabarem com as contratações de Merda...contratar por contratar não vale apena. Deixem-se de contratar Argelinos, Chineses e Brazileiros rascas e passem antes a contratar jogadors de creditos comprovados no nosso campeonato....
Tudo dito, só espero que esse sepsis não me provoque gases..lol