sexta-feira, 14 de março de 2008

Caminhos da Esperança

Amanhã bem cedo, partirá da gare do Oriente a camioneta que levará alguns dos meus amigos a mais um caminho de fé rumo a Taizé, onde irão ter a oportunidade (única) de viver mais intimamente a última semana da Quaresma.
Embora não considere que ande mais afastado da minha vida cristã ultimamente, a verdade é que a minha actividade tem vindo a decair cada vez mais, a minha predisposição para aceitar determinadas vivências têm sido cada vez mais à "velho do Restelo". E se ando desmoralizado porque vejo o trabalho árduo de pessoas, que depois não leva à colheita de frutos por culpa de muitas outras, sou algo egoísta e não consigo dar a volta por cima.
Taizé é uma localidade francesa, onde podemos encontrar a Comunidade Ecuménica de Taizé. Esta Comunidade foi criada em 1940 pelo irmão Roger, falecido em 2005. Esta comunidade dedica-se essencialmente na oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para encontrar o sentido de viver com simplicidade e em comunidade.
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o Verão . Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades (para jovens dos 17 aos 30 anos de idade, preferencialmente) são a prioridade desta comunidade.

No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um "movimento" ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a "peregrinação de confiança na terra". Em muitos locais ao longo do globo, orações ecuménicas que usam as músicas de Taizé são organizadas por gente, novos e velhos, que estiveram em contacto com a comunidade. Estes tempos de oração são muito variados e integram de forma apropriada na vida da Igreja local. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_de_Taiz%C3%A9
Embora por muito pouco tempo, já tive a oportunidade de estar em Taizé e ver uma pequena demonstração do paraíso que lá se pode encontrar. Nos últimos meses, tenho sentido a vontade de lá voltar, desta vez com mais tempo, mais predisposição, mais querer. Fica para já esse desejo, para que ele se possa concretizar em breve, talvez para o verão do próximo ano. A todos vós que amanhã partem, que façam boa viagem e que acima de tudo, partam de coração aberto e dispostos a receber tudo aquilo que Taizé tem para vos dar.


Sem comentários: