sexta-feira, 9 de maio de 2008

Apito Final

Realmente é uma tristeza o que hoje aconteceu em Portugal. É sabido que a justiça portuguesa funciona mal e porcamente, e que são precisos longos e bons anos para casos complexos serem resolvidos. Assim o está a ser com o caso Casa Pia, já considerado o caso com maior duração judicial em Portugal. Mais recentemente, mas também já com um bom rol de desesenvolvimentos (ou não) temos o famoso Apito Dourado, sobre o qual muito se tem escrito/falado, mas pouco ou nada de concreto está já feito.
Agora fala-se de um Apito Final. Mais um caso que vem ao encontro da corrupção futebolística que se vive em Portugal e que aos poucos vai sendo descoberta. Hoje soube-se que o Boavista vai parar à 2a Liga, e que o Porto vai perder seis pontos no campeonato. Quanto a isto, nada a reclamar, até porque ambos os presidentes foram igualmente castigados, até ver. Entretanto, vai o Pinto da Costa safar-se à grande mais uma vez. Recordo-vos o Calciocaos, um caso que surgiu à uns dois/três anos em Itália, e que tem em tudo a ver com o nosso Apito Dourado. Em cerca de três meses, os tribunais reconheceram e condenaram os culpados independentemente da sua grandeza, como foi o caso da Juventus, que foi parar à 2a divisão e partiu no início do campeonato com pontos negativos.
Com isto quero dizer que não é possível que um clube seja prejudicado no campeonato, quando não há hipóteses de ser prejudicado. O Porto vai perder 6 pontos, numa altura em que falta uma jornada para o fim e leva 20 pontos de diferença para o segundo. Uau, assim já podemos dizer que o Porto ficou a 14 pontos do segundo lugar. Isto chama-se castigo? Não digo que descesse de divisão, mas secalhar é aqui que encaixa o facto de este caso ter tido uma resolução surpreendentemente rápida.

Sem comentários: