segunda-feira, 21 de julho de 2008

Jornadas Mundiais da Juventude

As Jornadas Mundiais da Juventude é um evento dirigido a pessoas, na sua maioria jovens, do mundo inteiro. Tendo sido criadas pelo Papa João Paulo II em 1985, as jornadas realizam-se intercaladamente a cada dois ou três anos. Para cada jornada, o Papa sugere um tema subordinado à cada jornada. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "...a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
Desde as primeiras jornadas realizadas em Roma até à mais recente, que aconteceu até este domingo em Sidney na Austrália, as jornadas já passaram por locais como Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polónia), Denver (EUA), Manila (Filipinas), Paris (França), novamente em Roma (Itália) em 2000, Toronto (Canadá), Colónia (Alemanha) e tal como já disse, as mais recentes foram este ano em Sidney, na Austrália. A título de curiosidade, foi no encontro em Manila, no ano de 1995 que as jornadas tiveram o maior número de participantes nas jornadas até hoje: 4 milhões.
Destas jornadas todas que enumerei, tive oportunidade de participar nas penúltimas em Colónia, na Alemanha. Jornadas estas, marcadas por serem as primeiras depois da morte do seu fundador, Papa João Paulo II; e igualmente pela primeira viagem internacional no pontificado do Papa Bento XVI.
Já para Sidney, desde logo foi como que uma utopia pensar sequer em ir, dada a grande distância que separa Portugal da Austrália. Por outro lado, foi boa a notícia de que as próximas jorandas foram designadas para aqui "bem perto" de nós, a realizar em 2011 em Madrid, Espanha.
As imagens seguintes falam por si e são capazes de recordar muitos dos dias vividos...







2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ButterFly disse...

=)
saudades...
tambem participei nestas JMJ (Colonia) e estas fotos veem me trazer a imensa saudade do que lá vivi. Este ano não pude ir, era longe e a crise que nos afecta a todos não me iria permitir. Mas com as outras tão perto, mesmo aqui ao lado porque não tentar ir...