quinta-feira, 17 de julho de 2008

Rui Costa: o mérito é "teo"!

Para quem vai acompanhando com assiduidade e com mais atenção este meu blog, talvez já tenha estranhado ou simplesmente reparado que aão cada vez menos os textos que têm como tema o futebol.
Não que eu tenha perdido o gosto por esse tão maravilhoso desporto. Nada disso. A verdade é que também é bom desprender por vezes a nossa "identidade" daquilo a que mais estamos ligados e, sendo o futebol um desporto e consequentemente um tema tão banalizado e falado nos nossos dias, muitas vezes sinto que não vou acrescentar muito ao que já fora dito por outros, com o relato das minhas perspectivas, por muito ou pouco conhecedor que possa ser sobre isso.

Mas desta vez, venho excepcionalmente falar de futebol, mais precisamente sobre o novo Benfica que Rui Costa está a erigir. Como benfiquista que sou, sinto-me bastante feliz por aquilo que este grande jogador e agora director desportivo já fez em pouco mais de um mês de funções. Todas as épocas os jornais desportivos vão alimentando o mercado de transferências com nomes, muitos deles provavelmente associados ao Benfica por pura especulação. Mas isto acontecer é legítimo. Afinal de contas, cada um tem que procurar vender o seu peixe, mesmo que as notícias sejam falsas. Mais do que ouvir diariamente mil e um nomes de potenciais jogadores para o Benfica, deixava-me desgostoso o facto de se gastar muito dinheiro, em jogadores que chegaram ao Benfica como perfeitos desconhecidos e que, muitos deles, saíram ainda mais desconhecidos. Com Rui Costa a conversa parece ser outra. Aliando o facto de o novo treinador Quique Flores ser conhecedor e bem cotado em terras espanholas, Rui Costa trouxe finalmente para o Benfica aquele que quanto a mim é o melhor reforço para o Benfica desde que Simão foi contratado ao Barcelona.

Pablo Aimar é um jogador virtuoso, que até pode vir a não ser decisivo no esquema táctico do Benfica como já muitos estão a denominá-lo. Esperemos que me engane, mas até pode vir a alternar bons jogos com lesões. Mas de uma coisa estou certo: com a chegada deste jogador, fica a ganhar o Benfica, e igualmente Portugal e a sua liga de futebol. O país saíra sempre mais credibilizado quando jogadores de renome mundial vêm jogar para o nosso país. Emais do que jogar bem, Aimar vai contribuir imenso para que no futuro consagrados jogadores pensem duas vezes quando estiverem perante ofertas do Benfica e de outros clubes de ligas mais competitivas. A dada altura, disse que comprava o lugar de época se o Aimar viesse e mais um bom reforço viessem para o Benfica, de preferência avançado. Ainda estou a equacionar essa hipótese, embora não queira para já entrar em euforias. Próximo passo: contratar Thierry Henry!

Sem comentários: