sábado, 16 de agosto de 2008

Fim do praia-campo

Terminou a praia-campo que fiz ao longo de quase duas semanas, exceptuando a última sexta-feira, dedicada ao feriado de Nossa Senhora da Assunção. Há quem apoie este tipo de actividades, há quem as desvalorize e menospreze constantemente. Para mim, trabalhar nesta colónia foi desgastante, é verdade. Mas foi igualmente importante para o evoluir da minha compreensão do universo infantil/adolescente com que me vou deparando. E tão vasto e desigual é esse universo...
Trabalhar como monitor/coordenador numa colónia é enriquecedor para qualquer um, sendo para mim ainda mais, pelo facto de estar num curso relacionado com isso. É muito mais do que por creme nas costas dos putos, mandar calar mil e uma vezes quando não se pode fazer barulho. é perceber também o contexto social do qual são provenientes estas crianças. Das mimadas ás estremamente irreverentes e aqueles que "já têm a escola toda", não esqucecendo aqueles que vivem em bairros sociais, ou que têm pais presos ou dependentes da droga e outros vícios. A maneira de lidar com estes diferentes "perfis", alerta-me para um futuro que se avizinha a passos largos do meu caminho, e cabe-me a mim estar o melhor preparado para a estas situações corresponder da forma mais correcta e profissinal possível.

Sem comentários: