quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Para cima de 16 anos a Pinocar, e sem o saber...

Neste mundo de consumismo, onde houver diversificados bens de consumo, haverá igualmente concorrência entre variadas marcas. Se somos esquisitos no calçado, no arroz que se gasta lá em casa, nos telemóveis... enfim, uma enormidade de coisas, isto acontece principalmente porque "os outros eram bons e duraram muitos anos". Eu também partilho dessa crença, embora actualmente já esteja mais predisposto a arriscar cada vez mais nas ditas marcas brancas, mais baratas e muitas vezes de qualidade tão boa ou superior às marcas de maior escala.
Em minha casa, à muitos anos que se compra sempre a mesma marca de cotonetes. Esta é uma das coisas a que quase nem se olha a marca, dado o seu baixo custo comercial. Durante muitos anos a limpar os ouvidos, nunca me apercebi do curioso nome desses mesmos cotonetes: cotonetes Pinoca.
Para os que possam estar menos familiarizados com o sentido deturpante que esta palavra tomou nos últimos anos, uma vez que fui ver e nos dicionários vem que pinoca significa janota; a gíria popular diz que pinoca é o mesmo que "dar uma cambalhota". Aquele que seria o nome ideal para uma empresa de preservativos, é afinal o nome de uma cotoneteira (creio que a palavra não existe). E daí, agora que penso melhor, Durex e Control também têm o seu quê de razão de acordo com o produto que comercializam. Seria uma luta disputada, em termos de naming.
Imagino possíveis comentários: "Olha, é aquele que usa os cotonetes Pinoca...deve ser cá um Pinoqueiro".

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