domingo, 21 de junho de 2009

A alma portuguesa

Secalhar tinha sido mais inteligente da minha parte, se tivesse publicado este cartaz no blog antes de ontem. Assim dava a conhecer a oportunidade de assistir ao concerto que Mariza deu ontem, na baía de Cascais.
Numa noite agradável mas seca, (em que a imperial era a 2 euros!) ouvi pela primeira vez ao vivo a nova diva do Fado. Para mim, que estou muito mais habituado a assistir concertos em que há sempre uma enorme interacção por parte dos artistas com o público, fez-me um pouco de confusão o tom morno e pausado em que a actuação de Mariza se desenrolou. Por outro lado, há que notar que não se trata de um género musical qualquer, mas sim de Fado. Desse ponto de vista, acho que não as suas intervenções não podiam ser melhores, relacionando constantemente as músicas com as raízes nacionais, a paixão pela música e tudo aquilo que a fadista sente quando entoa os seus fados. A voz, essa, dispensa por completo qualquer tipo de comentários. Mariza é daquelas artistas que cantam na televisão, e fazem o espectador dizer não precisa de "ver para crer" na sua voz.

Sem comentários: