segunda-feira, 1 de junho de 2009

A festa mais castiça de Portugal

Afinal, nem a alteração do penúltimo jogo do meu campeonato de domingo para sábado - vitória frente ao Olivais Sul por 5-2, atingindo o objectivo de não sofrer qualquer derrota caseira em todo o campeonato - impossibilitou a ida à Feira de Maio na Azambuja.
Fomos mais tarde, mas o importante é que não deixámos de ir. Com muita pena minha, não assisitimos às fantásticas largadas de touros, mas ainda assim fomos a tempo de ver novamente Buraka Som Sistema que presentearam todos com o seu electrizante kuduro progressivo. Estão cada vez melhores, com ainda mais energia e à vontade, ou não fosse este um dos grupos mais populares em Portugal da actualidade.
Por volta das 2h da manhã, e ainda antes de voltar para casa, fomos ver "a mesa da tortura". Na ampla praça da Câmara Municipal da Azambuja são colocadas várias mesas de plástico, com quatro cadeiras à volta de cada uma. Sob o incentivo de receber 100€ de prémio, procura-se por voluntários que aceitem estar sentados à mesa enquanto uma vaca anda pelo meio da praça. Vence a pessoa que permanecer na sua cadeira até ao fim. Apesar da enorme afluência de público, que fez a praça abarrotar, conseguimos ver mal e porcamente, melhor dizendo, bovinamente, um pouco daquilo que perdemos durante a tarde. Não ficámos para ver o vencedor, mas vimos a vaca partir muitas cadeiras e mesas.
Para o ano, lá estaremos. E para Julho também: no primeiro fim-de-semana de Julho, a festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, a não perder.

Sem comentários: