sábado, 18 de outubro de 2008

Noites bem passadas

Depois de mais uma semana de faculdade e de trabalho, o que a malta gosta é de conviver um pouco ao fim de uma sexta-feira, porque no dia a seguir podemos ficar quase sempre a dormir até mais tarde. A ida a um bar é um simples "gesto" que nos faz conviver com aqueles amigos com quem gostamos de estar, e trocar mais do que dois dedos de conversa. Faz parte. Beber uns copos com os amigos, como usualmente costuma-se dizer. Faz parte.
Escolhe-se o que se quer, espera-se pela empregada e quando esta chega fazem-se os pedidos: um scone (por favor ler com um "u" bastante acentuado entre o "o" e o "n", pois foi assim que a autora do pedido o fez, motivando a primeira risada da noite), uma tosta mista,... e claro está, quando se encontram homens à mesa, até pode haver muita variedade, mas a probabilidade de a escolha recair numa cerveja é muito alta. Nunca fiz esse estudo, mas deve ser mesmo alta...
Rodrigo: "Então são quatro Carslberg, por favor!"
Empregada:"Frescas?"
Pedidos feitos, é tempo de esperar. Retoma-se o relato de episódios vividos, momentos menos bons da semana, coisas boas que aconteceram ou estão para acontecer futuramente, projectos futuros. Também faz parte. Finalmente, e não digo "finalmente" para transmitir a ideia que foi muito o tempo de espera, porque até nem foi, eis que chegam os nossos pedidos. Os scouuunes, a tosta mista ainda iria demorar um pouco mais, e as nossas quatro bebidas... quatro leites com chocolate?!A empregada acabava de chegar ao pé de nós com quatro garrafas de leite Ucal, bem geladinhas e ainda com direito a palhinha azul.
Catarina: "Desculpe mas acho que se enganou na mesa.."
Empregada: "Não pediram quatro Ucal...?"(seguida de uma risada geral)
Alguém:"Não, deve ter feito confusão... nós pedimos quatro Carlsberg."
Empregada:"Ai meu Deus, que vergonha. Peço desculpa, trago já."
De facto, uma situação no mínimo hilariante. Quatro homens numa mesa e iam logo todos beber o mesmo, ainda por cima um leitinho com chocolate, fresquinho e de palhinha azul. Não que tenha dúvidas que Ucal é "provavelmente o melhor leite com chocolate do mundo" e fiquei até algo frustrado, pois já estava a imaginar qual seria o som do vidro das garrafas ao fazer um brinde.
Ao mesmo tempo, é difícil perceber como a partir de "Carlsberg", se chegou a "Ucal". Fazendo uma meditação sobre o assunto, acho que a haver engano por parte da empregada, isso seria traduzido em quatro tigelas bem quentinhas. Seria a resposta ao pedido de quatro "Caldo Verdes"....

Sem comentários: