terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Estágio

Prestes a iniciar o estágio deste ano, e já com destino traçado. Será no agrupamento de escolas Ruy Belo, o que equivale a dizer que vou estar no Jardim de Infância de Monte Abraão - Queluz. A outra hipótese era Alvalade. Talvez preferisse desta vez ficar em Alvalade, uma zona que na teoria possui um ambiente social mais favorecido que o de Queluz e assim conhecer e viver experiências com crianças mais "de bem", uma vez que estou bastante habituado a trabalhar com crianças desfavorecidas a todos os níveis. 
Numa primeira fase, com início na próxima segunda-feira e que se prolongará por 15 dias, eu e a Cláudia, minha colega de estágio, vamos fazer um estágio de observação. Observação dos espaços, das crainças, das actividades que elas realizam, dos espaços que têm ao seu dispôr para a realização das actividades. Depois, regressamos para a escola para mais algumas semanas em que nos debruçaremos sobre as observações e delinear projectos a realizar nos contextos observados, algo que irá acontecer durante 4 semanas de estágio de intervenção que virão lá mais para a frente.
Em suma, seis semanas de contacto directo com crianças! O que é pouco, se tivermos em conta as horas de contacto que os alunos mais antigos do pré-Bolonha tiveram ao longo dos seus cursos.  Que é muito, para quem ao longo de quase três anos de licenciatura só viveu 5 dias (!) bem esmifrados de estágio de observação. Estou muito motivado, e isso é o que realmente interessa.

Sem comentários: